Mais uma vez, a Ordem DeMolay do Paraná realizou o grande Congresso Estadual da Ordem DeMolay (CEOD)! Com quase 1.100 participantes, o evento, ocorrido em Ponta Grossa nos dias 19 e 20 de outubro, no Sassaki Eventos, consagrou uma série de momentos marcantes, com uma programação completa para toda a Família DeMolay. Neste artigo, reunimos os melhores momentos do evento.
Confira as fotos e vídeos do CEOD-PR 2024 >>>
Novo Gabinete Estadual do Paraná instalado
Os agora, Pasts Mestres Conselheiros Estaduais, João Vitor Athaides Mota e Fernando Artur Klosovski, líderes do gabinete Novos Caminhos, deixaram o cargo em grande estilo. Com um vídeo emocionante e inspirador, a dupla se despediu dos colares azul-claro comemorando um grande legado ao som do icônico Frank Sinatra, com a lendária “My Way”.
Os Herdeiros do Dever, chapa eleita pela Assembleia Geral durante o evento, foram instalados no domingo de manhã (20). O DeMolay Vinicius Dilou Roza é o novo Mestre Conselheiro Estadual e tem, ao seu lado, Leonardo Lunkes Reffatti como adjunto. Clique aqui para conferir o novo GE.
Ao conversarmos com eles, os Mestres Conselheiros Estaduais expressaram alegria por sua eleição, afirmando que também sentem uma profunda responsabilidade. Essa conquista representa um sonho realizado. Para a dupla, ‘um sonho só tem valor quando acompanhado de dedicação’, este mote os motiva a fazer dessa jornada uma inspiração para que outros também se tornem “Herdeiros do Dever”.
Que a gente consiga inspirar os outros DeMolays também, da mesma forma que a gente se sentiu inspirado pelas lideranças que precederam a gente”, declarou o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Leonardo Reffati.
Já adiantando alguns dos planos para sua gestão, os novos líderes da Ordem DeMolay paranaense revelaram dois projetos: a realização de dois torneios de E-sports e a criação de uma experiência especial para dois DeMolays, que poderão vivenciar a função de Mestre Conselheiro Estadual por um final de semana.
Um CEOD inesquecível e inspirador
A comissão organizadora do CEOD 2024, composta por membros do Capítulo Honra e Fidelidade, mencionou a honra em sediar este evento tão importante, destacando a satisfação de todos ao verem o congresso se concretizar após meses de dedicação. “Organizar esse congresso foi uma honra e uma oportunidade única de unir forças, tanto dos DeMolays quanto do Clube de Mães”, comentou um dos organizadores. Desde o início, em 2023, o grupo estava comprometido em oferecer um evento especial e acolhedor para todos os participantes.
Segundo a equipe, a preparação foi desafiadora, mas cada obstáculo reforçou o espírito de união e colaboração. A escolha do local e a busca por patrocinadores foram algumas das primeiras tarefas superadas com entusiasmo, garantindo um espaço adequado para acolher todos os presentes. A dedicação dos envolvidos fez a diferença, como na conquista dos 200 colchões cedidos pelo exército para o alojamento e, também, na organização de confraternizações para as autoridades presentes.
Ao relembrar o evento, destacaram o aprendizado e a felicidade de terem proporcionado um momento significativo para a ordem. Eles aconselharam os futuros organizadores a manterem um diálogo constante e a terem uma visão detalhada de cada aspecto do evento, a fim de que possam desfrutar da mesma satisfação de sediar um encontro inspirador.
Premiações e Honrarias
Medalha de Heroísmo do Supremo Conselho DeMolay Brasil é concedida pela primeira vez
Pela primeira vez na história, a Medalha de Heroísmo do Supremo Conselho DeMolay Brasil, foi concedida. E para ninguém mais, ninguém menos, que o herói Leonardo Toledo Cruz. O irmão, membro do Capítulo Jadson de Souza, é Policial Militar desde os 19 anos. Na época em que tomou posse do concurso, ele era Secretário do Gabinete Estadual. Quando completou 20 anos, atendeu a uma ocorrência que lhe tornou apto para a honraria. Uma honra merecida e que nos orgulha imensamente, enquanto Ordem DeMolay paranaense. Ele comentou:
Salvar vidas faz parte do cotidiano dessa incrível profissão a qual me dedico, e outros irmãos de nossa ordem também fazem parte. No meu trabalho, sempre levo comigo os ensinamentos aprendidos dentro do Capítulo, aplicando no dia a dia as virtudes e baluartes de nossa ordem. Acredito que a honraria é a materialização de um agradecimento da ordem a milhares de homens e mulheres que deixam suas famílias para defender pessoas desconhecidas, na esperança de um mundo mais justo. Fico feliz em ter sido o escolhido para receber esse reconhecimento, que com certeza serviu como um incentivo para continuar nos campos de batalha, aplicando ensinamentos de nossa ordem, principalmente a sétima vela.
Tradicionalmente, concedem-se diversos prêmios e honrarias durante o CEOD, como Mérito DeMolay Paranaense, Medalha do Apreço e outras premiações, vinculadas a projetos do Gabinete e do Grande Conselho estaduais. As mais célebres, entretanto, sem dúvidas, são o Prêmio por Serviços Notáveis, conhecido como ‘DeMolay do Ano’, e Guilda do Avental de Couro, conhecido como ‘Consultor do Ano’.
Consultor do Ano de 2024 é maçom de Curitiba
O Consultor do Ano de 2024 escolhido pelo GCE-PR foi o Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Caminhos da Virtude, de Curitiba, 1ª Região, Tio Mario Armani Neto, que nos deu uma rápida entrevista:
Tio, qual foi a experiência de receber o prêmio?
Foi uma enorme surpresa, fiquei muito feliz! Estava tentando imaginar dentre os tios dos Conselhos Consultivos que eu conheço quem iria ser escolhido e quase não acreditei quando meu nome foi chamado.
O que ele representa para você?
Representa a somatória dos melhores fatores possíveis: O reconhecimento do esforço dos meninos do Capítulo para melhorarem, sempre, e se transformarem nos líderes que a Ordem DeMolay precisa e merece; a segurança de estar entre Irmãos Maçons que pensam em conjunto, para os mesmos objetivos de preparar os jovens para criar um futuro melhor para todos; a confirmação da Lei Universal do Retorno: semeando ideais elevados em terreno fértil a colheita é farta e da melhor qualidade.
Como você avalia sua trajetória na Ordem DeMolay até aqui?
Desde que fui iniciado na Maçonaria, há 10 anos, acompanhou-me o sonho de poder fazer algo verdadeiramente útil para todos através da educação das crianças e adolescentes. Quando, graças à iniciação do meu filho, vim a conhecer e acompanhar a Ordem DeMolay, pude tornar este sonho realidade. É uma felicidade absoluta encontrar rapazes que se interessam em filosofia e filantropia.
DeMolay do Ano 2024: um grande exemplo finalmente reconhecido
O DeMolay do Ano de 2024 escolhido pelo GCE-PR não poderia ter sido outro. Este DeMolay serviu a diversas organizações do Paraná, incluindo o Gabinete Estadual por cinco anos consecutivos. Sempre se dedicou de forma abnegada e proativa à Ordem DeMolay, sem nunca deixar a humildade e a simplicidade para trás. Este exemplo de DeMolay é o irmão Eduardo de França Gonzalez, do Capítulo Maktub, de Maringá, 5ª Região. Ele também responder às perguntas:
França, qual foi a experiência de receber o prêmio?
Com certeza foi uma experiência única que será difícil de ser replicada. Ver todos os meus amigos e companheiros vibrando comigo naquele momento pôde me mostrar que muitos se importavam, que eles sempre desejam meu bem e estão comigo nos momentos de alegria. Só tenho a agradecer a cada um que esteve comigo naquele momento.
O que ele representa para você?
O prêmio DeMolay do Ano representa para mim um ano de muita renúncia e trabalho. Com certeza, o período de 2023-2024 foi o que eu mais me dediquei pela ordem. Acredito que não apenas pela quantidade, mas pela qualidade naquilo que eu desempenhava. Confesso, posso ter exagerado um pouco por ser meu último ano como DeMolay Ativo, mas garanto que cada fim de semana dormindo menos que o necessário, para que eu me fizesse presente em uma reunião no dia seguinte, ou para eu desenvolver um novo projeto, com certeza valeu a pena. Nunca foi pelas honrarias e prêmios, mas sim pelo amor por tudo isso.
Como você avalia sua trajetória na Ordem DeMolay até aqui?
Foi uma longa e, talvez, conturbada trajetória. Em toda a minha jornada como DeMolay, passei por 3 Capítulos e 2 Priorados, onde em um desses Capítulos eu estive presente em seu encerramento. Apesar de tudo, em todos os lugares pelo qual passava, tanto os Capítulos e Priorados dos quais fazia parte, quanto os que eu visitava, sempre me sentia muito bem recebido por todos os irmãos, tios e tias. A despeito de todos os problemas e tribulações que enfrenei em minha jornada, as boas companhias que me acompanharam fizeram com que tudo isso tenha valido a pena.
O novo site do DeMolay Paraná tem inúmeras funcionalidades. Uma delas é a nossa Galeria de Honra, por onde você pode conferir a lista de membros paranaenses que receberam os principais prêmios e honrarias da Ordem DeMolay.
Yuki Lopes Tamura e Cristian Flores, os novos Legionários de Honra do Paraná
Na noite do sábado [19], nosso estado conquistou mais dois Legionários. A maior honraria do Supremo Conselho DeMolay Brasil, a Legião de Honra, que só pode ser concedida a membros maçons (Legião de Honra Honorária) ou DeMolays (Legião de Honra Ativa) maiores de 30 anos, que tenham trabalhado em prol da ordem assiduamente por 10 anos, demonstrando liderança e resultados notáveis, foi concedida a Yuki Lopes Tamura (Past Grande Mestre Estadual) e Cristian Flores (Grão-Mestre do GOP).
A Cerimônia de Investidura contou com uma nominata do mais alto prestígio, sendo presidida pelo Tio Jefferson Carneiro, Past Grande Mestre Estadual. A execução desta raríssima ritualística foi emocionante e, com certeza, marcou as memórias de todos os presentes e, em especial, dos caros homenageados.
Em sua fala de agradecimento, o irmão e tio Yuki agradeceu a toda a Família DeMolay e, em especial, ao seu Capítulo (Apucarana). Tio Cristian também agradeceu à Ordem DeMolay paranaense, da qual disse ter muito orgulho em fazer parte, e à sua esposa e familiares.
O próximo CEOD-PR
O XX CEOD já tem cidade. Guarapuava, a Terra dos Lobos e sede do Capítulo Eugênio Mancuello, que inclusive foi destaque neste ano como a maior delegação presente. Giuseppe Danieli, membro Sênior do Capítulo, garantiu que os preparativos estão a todo vapor, levando muito em conta os aprendizados de edições anteriores, mas principalmente um grande objetivo:
O mínimo que a Ordem DeMolay paranaense pode esperar do Capítulo Eugênio Mancuello é um evento feito com a excelência característica de nosso Capítulo e nosso Estado. Preparem-se para a revolução!
Confira o vídeo de lançamento, que levou o congresso ao delírio, no domingo de manhã: