Neste ano, o GCE-PR engajou-se ao máximo para fundar novas unidades da Ordem dos Escudeiros. Em 28 de julho, o Castelo Londrina, nº 403, foi fundado na 10ª Região Administrativa. Não muito longe de lá, no dia 18 de agosto, em Campo Mourão, tivemos a satisfação de fundar o Castelo Jules Rimet Nogara, nº 406.
Já era hora de Campo Mourão, cidade de aproximadamente 100 mil habitantes que foi o berço da Ordem DeMolay no nosso estado, abrigar uma célula de Escudeiros. O evento veio no tempo certo: o mais jovem Castelo começou seus dias com nada menos que 18 membros!
O Capítulo Campo Mourão Getúlio Pereira Salermo, patrocinador, teve a alegria de presenciar uma cerimônia belíssima e emocionante. Para nós do GCE-PR, em especial, a escolha do nome foi perfeita. O Tio Jules Rimet Nogara faleceu em setembro de 2023, ele foi um entusiasta da ordem! Ocupou o cargo de PCC por duas vezes, foi membro do GCE e um participante assíduo!
O Oficial Executivo da 3ª Região, Giancarlo Bigueti, confirmou que o nascimento do Castelo representa uma fortificação do Capítulo e, principalmente, a realização de um sonho. Para ele, a participação do Clube de Mães, Pais e Amigos e do Conselho Consultivo foi fundamental para os DeMolays.
O Preceptor do Castelo, Arthur Athos, expressou sua visão sobre esse cargo: é uma grande responsabilidade para ele, assim como para todo membro da Ordem DeMolay, ser exemplo para os Escudeiros. Ele indicou o Tio Diego Astori, Grande Mestre Estadual, como um dos incentivadores para que o Castelo fosse efetivamente fundado (a ideia existia desde 2018) e o Castelo Escudeiros de Roland, 354, de Rolândia, como um grande parceiro (foi o quinto Castelo que a organização rolandense fundou ou reativou no Paraná desde seu início, em dezembro de 2022). Ele comentou:
Este semestre veio cheio de atividades para os meninos, como a caminhada ecológica, jogos de futebol, visita ao parque dos dinossauros, corujão na loja com os DeMolays (jogos a noite inteira), dentre outras atividades que são decididas pelos próprios meninos, durante as reuniões…
A Ordem dos Escudeiros tem um grandioso futuro pela frente! Esses meninos serão versados em valores e princípios importantes e, ao mesmo tempo, receberão um bom preparo para que aproveitem suas vidas DeMolays ao máximo, quando a dúzia etária chegar.
O Paraná tem potencial para muitos Castelos. Atualmente, 30% dessa capacidade foi empenhada, com o Jules Rimet Nogara entrando em atividade (15 Castelos ativos). Contudo, há mais avanços nesse sentido para este ano… o Grande Conselho Estadual está envolvido na fundaç