O XVII Encontro Paranaense da Ordem da Cavalaria (EPOC) 2025 aconteceu nos dias 29 e 30 de março na cidade de Cascavel, na A∴R∴L∴S∴ Renovação Nº 88, sendo organizado pelo Priorado Guardiões do Oeste nº 200. Com 220 participantes, esta foi a maior edição do EPOC no Paraná, reunindo uma programação especial para todos os presentes.
Da organização do Evento
A organização do evento contou com o apoio do Exército, que patrocinou e montou as três primeiras tendas e cedeu alojamento aos participantes. Além disso, um dos destaques foi o estande de cutelaria do Tio Cavalca, artesão de espadas e facas, que realizou uma palestra e uma demonstração com espadas em tamanho real dos templários. O evento também trouxe uma forte ambientação medieval, com atividades interativas como arco e flecha, serragem de madeira e combates simulados, garantindo que os participantes permanecessem envolvidos em todas as atrações do encontro.
Premiações e Honrarias
O EPOC 2025 também foi marcado pelo reconhecimento do esforço e dedicação dos participantes. Entre as premiações concedidas, destacam-se:
- Priorado Estadual: Um reconhecimento aos melhores membros em ritualística nos cargos da Cavalaria.
- Torneio de Harmonia: Um torneio para eleger as melhores playlists para serem usadas nas cerimônias. Tivemos como vencedores os Priorados:
- 1º lugar: Cavaleiros de Akko nº 180
- 2º lugar: Guardiões do Oeste nº 200
- 3º lugar: Cavaleiros da Chama Imortal nº 184
- Concurso de Trabalhos Filosóficos: Um Concurso para eleger os melhores trabalhos filosóficos do Estado. Tivemos como vencedores os Priorados:
- 1º lugar: Al-Aqsa nº 199
- 2º lugar: Cavaleiros do Sudoeste nº 133
- 3º lugar: Bernard de Clairvaux nº 190
Comendadores da Cavalaria
A honraria do Comendador da Cavalaria é uma das mais prestigiosas da Ordem, destinada a reconhecer os senhores cavaleiros que se destacaram pela sua dedicação, exemplo de liderança e comprometimento com os valores da Cavalaria dentro de seu Priorado. Durante o evento, tivemos o privilégio de conceder essa honraria aos irmãos seniores Luiz Gustavo Cordasso, do Priorado Guardiões do Oeste nº 200, e João Gustavo Santana, do Priorado Cavaleiros do Paraná nº 115.
Eles também deram um depoimento do sentimento de estarem recebendo essa honraria:
Eu estava focado em cuidar da organização do evento, não estava esperando receber nada em momento algum a não ser trabalho a respeito da comissão organizadora. Me pediram, inclusive, ajuda para passar o honorífico do manto prateado e, depois, fiquei sabendo que era somente uma desculpa para que eu estivesse usando o traje social. Garantindo que, de fato, estivesse trajado para receber a honraria. Então, não estava esperando nada não. Só faço o que faço para ajudar a Ordem DeMolay e os eventos, quando me é solicitado. Estou a disposição para ajudar e fazer o que posso para os meninos. -Luiz Gustavo Cordasso.
Receber a Cerimônia do Cavaleiro do Comendador da Cavalaria no XVII EPOC foi simplesmente mágico, foi uma experiência incrível, foi, muito especial mesmo, aos cavaleiros que repararam após o cavaleiro da cadência eu desci muito emocionado, a cadência foi uma cerimônia muito bonita, muito bem realizada, e eu já estava muito emocionado sobre ser cavaleiro participar da cavalaria de modo especial no meu Priorado Cavaleiros do Paraná, e eu acredito que por maldade dos meus irmãos cavaleiros eles se organizaram para sentar todos em volta ali de mim durante a cerimônia de encerramento e quando o Gleison falou o meu nome passou um filme na minha cabeça eu não sabia se era realmente eu se o sonho estava se concretizando e olhar pra trás e ver os meus irmãos e tios felizes por mim foi sentimento impagável que será sempre lembrado com muito carinho no meu coração. E a cerimônia foi maravilhosa, os oficiais foram muito bem e eu fico muito muito contente de voltar pra casa com esse sentimento de que foi um evento fenomenal e meus irmãos estavam lá quando eu recebi a cerimônia. -João Gustavo Santana.
Cavaleiro do Manto Prateado
A honraria de Manto Prateado, é concedida a membros que se destacam por suas contribuições relevantes à Ordem da Cavalaria, seja em nível interestadual ou nacional. Este título reconhece aqueles que, com grande entusiasmo e conhecimento, se dedicam a fortalecer e promover os ideais da Cavalaria, tornando-se verdadeiros pilares da nossa fraternidade. Durante o evento tivemos o privilégio de conceder essa honraria ao Tio Jeferson José Carneiro Jr. Past GME e membro do Priorado Cavaleiros do Sudoeste nº 133.
Conseguimos um depoimento à respeito do sentimento do tio em receber essa honraria:
Receber tão elevada distinção é um motivo de alegria e reforça ainda mais o meu compromisso com a ordem da cavalaria, cuja investidura ocorreu no ano de 1998, sendo, junto com o irmão Adrian Tannouri, os primeiros cavaleiros do Capítulo Francisco Beltrão n 264. Desde aquela época, passando pelos períodos em que ajudei a fundar o Priorado Cavaleiros do Sudoeste, fui presidente do Conselho e compus a diretoria executiva do GCE/PR, pude acompanhar os avanços e as mudanças implementadas no sentido de aperfeiçoar o trabalho desta organização complementar. Por fim, agradeço ao Grande Conselho Estadual a lembrança e indicação, bem como, ao Supremo Conselho pela aprovação da honraria, reiterando a todos que sempre estarei a disposição para auxiliar no que for preciso. Vida longa à cavalaria. – Tio Jeferson José Carneiro Jr.