Suporte e informações
A Ordem DeMolay é uma fraternidade internacional de fins filosóficos e filantrópicos, fundada em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land, para jovens rapazes de 12 a 21 anos de idade. No Brasil, existe desde 1980, dedicando-se a ensinar as 7 Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
A organização também conscientiza os jovens sobre a importância da tolerância e dos três Baluartes da Ordem DeMolay: Liberdade Civil, Religiosa e Intelectual. Ela também estimula três valores inegociáveis: Deus, Pátria e Família.
O DeMolay não é um mini-maçom, ele não integra a maçonaria e ser um membro da ordem não é, necessariamente, um facilitador para se tornar um maçom.
A maçonaria não é uma religião, mas uma escola de moral e ética para homens adultos. Seus ensinamentos são transmitidos através de alegorias e simbolizados de diversas maneiras.
A instituição remonta às corporações de ofício da Idade Média. “Maçom” vem do francês “maçon”, que significa “pedreiro”. Na época, a maçonaria operava grandes construções, tais como pontes e catedrais. Com a decadência do modelo corporativista, a maçonaria transformou-se.
Atualmente, os maçons se reúnem em “lojas” – o termo mais apropriado no português, na verdade, seria alojamento, de “lodge” do inglês – maçônicas para uma autoconstrução intelectual contínua.
O emblema DeMolay foi criado por nosso fundador, Frank Sherman Land, e cada parte do emblema oficial da Ordem DeMolay tem um significado particular para os membros da Ordem.
A Coroa é o símbolo que representa a Coroa da Juventude. Ela constantemente relembra um DeMolay de suas promessas e dos sete preceitos da Ordem.
As Pérolas e os Rubis que estão na Coroa homenageiam o Fundador e os nove jovens que originalmente criaram a Ordem DeMolay. As pérolas deveriam ser substituídas por rubis quando cada um dos membros fundadores da Ordem e o Tio Land morressem. A última pérola foi substituída quando Jerome Jacobson faleceu em Maio de 2002.
O Elmo é um emblema do cavalheirismo, ele representa o bom caráter.
A Cruz branca de cinco braços simboliza a pureza de suas intenções. Sempre relembrando o slogan da Ordem que é “Nenhum DeMolay deverá falhar como um cidadão, como um líder ou como um homem”.
As Espadas Cruzadas representam a justiça, a coragem e a gentileza. Elas nos relembram que os DeMolays não devem ser arrogantes ou intolerantes.
As Estrelas que estão em torno da Lua são símbolos da esperança. Elas devem nos lembrar de nossos juramentos e dos deveres que temos para com os Irmãos da Ordem.
Ter uma religião é um dos requisitos para ser um DeMolay. A Ordem DeMolay é uma organização secular, que defende a laicidade, não o laicismo. Como tal, destina-se a fins e princípios pré-definidos.
Diferentemente de uma religião, os valores servidos pela ordem são terrenos e compatíveis com sistemas religiosos diversos.
A Ordem DeMolay, portanto, não indica qual religião é a correta e nem tem autoridade para tal. Dessa maneira, nos momentos de devoção a Deus, os membros são convidados a se colocar diante Dele de acordo com suas próprias crenças e costumes.
Você pode conhecer as atividades ritualísticas da Ordem DeMolay acompanhando as redes sociais dos nossos Capítulos.
Para conhecer a ritualística do Capítulo, fique atento às cerimônias públicas, tais como a Cerimônia de Dia das Mães, Dia dos Pais, Instalação de Oficiais, Cerimônia da Luz, que são realizadas frequentemente ao longo do ano.
Existe uma taxa de ingresso para participar da Ordem DeMolay, assim como uma anuidade. O valor é extremamente acessível e não é incomum que seja patrocinado.
Alguns Capítulos cobram mensalidade para manter suas atividades. De toda maneira, vale a pena conversar com um DeMolay para se informar a respeito dos valores vigentes e outros custos envolvidos.
Qualquer rapaz com idade entre 12 e 21 anos, que possua uma religião, seja indicado por um membro da ordem ou maçom e, no caso dos menores, tenha autorização de seus pais ou responsáveis legais, pode se tornar um DeMolay.
A Ordem DeMolay, em todos os níveis, inclusive no capitular, possui uma estrutura hierárquica dual: lideranças adultas (maçons) e lideranças juvenis (DeMolays). A administração da organização é compartilhada.
Existem diversos cargos locais, estaduais e nacionais para um DeMolay ocupar, alguns são eletivos e outros nomeados. O protagonismo juvenil é um princípio da Ordem DeMolay, que garante que todas as atividades e iniciativas terão, como responsáveis, os jovens.
Sim, a Ordem DeMolay é uma instituição por adesão. Caso o membro deseje desligar-se definitivamente da ordem, pode solicitar isto ao Supremo Conselho DeMolay Brasil.
Cada Capítulo possui seu próprio calendário de atividades, tanto ritualísticas quanto administrativas, bem como de confraternizações, palestras, viagens etc. Todos os Capítulos se reúnem ritualisticamente pelo ou menos uma vez por semana. Confira mais informações sobre o Capítulo da sua cidade na página “Organizações > Capítulos”.